Londres, na minha opinião, é a meca da moda nos dias atuais.
Passei 6 dias entrando e saindo de loja o dia inteiro a trabalho e não consegui ver tudo o que queria! Então prepare-se!
Para quem vai fazer pesquisa, até sentar nos bares e ver o povo passar, já vale a pena.
Tentei separar por ruas e bairros para facilitar.
1) Oxford Street – tem todas as lojas conhecidas tipo fast fashion; Forever 21, H&M, Zara, Topshop, Mango, Urban Outfitters, Acessories, Primark...
Para começar sugiro: Descer na estação Oxford Circus, na esquina com a rua Great Castle, você encontra a TopShop. Ela ocupa um quarteirão inteiro e tem 5 andares. Perde-se mole ali pelo menos umas 2 horas, então vale se organizar para saber quanto tempo querem gastar lá!
Saindo da TopShop, você dobra à direita para descer a Oxford Street. Além dessas fast fashion famosinhas, tem algumas lojas de Londres mesmo, algumas com muitas coisas legais, aí como falei, tudo depende do tempo que querem perder com compras.
Na Oxford também fica a famosa Selfridges (loja de departamentos). Vale conhecer! A parte de coisas de casa e cozinha é bem bacana, a parte de mini stand do fast fashion também, além dos andares mais chiques. Para quem curte moda e não quer só comprar, vale a pena conhecer.
Um pouquinho mais adiante está a Primark. É a loja mais barata de Londres. Eu, sinceramente, não gostei. Achei uma quantidade de gente insuportável e a qualidade péssima, do tipo, usou, lavou, acabou. Mas aí vai de cada um! Provar roupa por exemplo, é inviável lá. Mas, se você ama uma pechincha e tem todo o tempo do mundo, boa sorte!
2) Londres tem diversas lojas de departamentos. As mais famosas são; Selfridges, Harrods e Liberty. Além dessas tema Harvey Nichols, Fortun & Mason, John Lewis e Marks Spencers.
A Harrods acho que vale entrar para conhecer a parte de chás e chocolates e comidas, onde tudo tem a cara da rainha e tal, tem embalagens lindas e é a mais chique de todas, tipo clássica.
A Harvey Nichols (na esquina de Knightsbridge e Sloane Street) ao lado da Harrods, eu amei, mas para fazer pesquisa. As roupas aqui são mais caras, tipo Barneys em NY. Mas a loja é bem bacana. Tem um andar só de produtos de beleza (o primeiro) e o último, só de comida.
A Liberty (na esquina da Great Marlborough Street com a Regent) eu também amei. Não indico para fazer compras, mas é uma casa linda, toda de madeira por dentro, um charme. Para quem gosta de moda e história curte muito estar ali.
3) New Bond Street – onde estão as lojas mais chiques, tipo: Dolce & Gabana, Armani, Louis Vuitton, Tiffany, DKNY, Hugo Boss, Cartier, Bulgari, Hermes, Chanel, Miu Miu, Tory Burch e até mesmo Diesel. Considerada hoje em dia uma das ruas mais caras da Europa. Para pesquisa, vale muito pelas vitrines poderosas.
4) Carnaby Street – fica bem pertinho da Oxford Street, dá para ir andando. Lá tem muitas lojinhas legais e diferentes, não somente na Carnaby Street, mas nas ruelas dali. Tem lojas como Levis, M.A.C, American Aparel, Pepe Jeans, Lazy Oaf, e várias outras. Todas com o jeitinho cool de ser dos Britânicos! Também tem cafés, pubs e restaurantes pela área.
5) Camden Town – bairro onde morava Amy Winehouse. Totalmente alternativo! Do tipo que vendem maconha nas lojinhas de souvenirs! Tem vários mercados bacanas em cima do canal com camisetas muito maneiras! Uma perdição para os homens que gostam!!! Alguns designers de Spitafields também vendem por lá. O mercado mais famoso é o Stablles, montado literalmente dentro de um grande estábulo. Achei muito bacana, mas mais alternativo! Vale rodar e pescar uma coisa e outra.
6) Portobelo Market – lojas de roupas vintages, barraquinhas com antiguidades, ateliers. Do tipo tem que fuçar e ter paciência, é sempre lotado de pessoas nas ruas! Mas muito legal. categoria tem que ir!
Passeando por Nothing Hill se vê várias lojas desconhecidas, porém bem bacanas. Na Westbourne Grove St. tem as famosas tipo Paul Smith, Mulberry, Ted Baker, Pepe Jeans, French Connection, Nicole Fahri, Agnes B, Jigsaw...
7) Spitafields Market – um mercado diferente também, com várias lojinhas bacanas de estilistas londrinos. Tem uma loja do Fred Perry só de acessórios muito bacana! Fica perto do mercado das flores. Aliás só tem o mercado das flores no domingo!! É bem bonito, vale a visita!
8) Covent Garden – várias lojinhas de rua bacanas tipo: Urban, Diesel, Birkenstock, Miss Sixty.... Tem um bar lá chamado Belgo que parece bem bacana para tomar cervejas e comer mexilhões com batata frita. Achei esse bairro bem legal!!! Tipo um Soho de NY.
9) Sloane Square – é a área da Saatchi Galerie e Sloane Square (metro + próximo). A rua das lojas chama King's Road que é uma que sai de Sloane Square. Sloane Street é bacana também. Se você estiver em Sloane Squase e subir sloane street vai dar na Harrods. Saindo do metro andando em direção a Saatchi tem uma loja de decoração e coisas de casa gigantesca! Fica numa esquina.
10) Dover Market – loja bacana diferente a beça estilo Colete de Paris. Mais conceitual. Uma dica, no último andar tem a melhor torta de maça do mundo! Não percam!
De resto, andem muito! Em cada cantinho uma boa novidade!