quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Buenos Aires, Guia




É comum ouvirmos de alguém conhecido que está indo para Buenos Aires e que ficará 4 dias.
É um bom tempo para se conhecer a cidade.
Apesar de grande, Buenos Aires não tem muitos museus e igrejas, assim, o passeio fica um pouco mais ágil.
Para quem gosta de comer bem, a cidade é uma festa. São tantos bons restaurantes para ir, que não cabem nos 4 dias... O mesmo para os vinhos, especialmente, o Malbec.
Indico ficar hospedado no bairro de Palermo Soho. Um bairro super charmoso, cheio de hoteis boutique, com muitas lojas, bares e restaurantes. O bacana aqui é sair a pé e bater perna. Nos fins de semana ainda rolam umas feirinhas por ali.
Chegando na cidade veja um taxi (pode-se marcar daqui pelo site  http://www.taxiezeiza.com.ar/ caso chegue em Ezeiza) ou um Remis (carro com motorista). Recomendo tentar um voô para o Aeroparque, um aeroporto dentro da cidade.
Chegando por Ezeiza, troque seu dinheiro do lado de fora do desembarque, no Banco de la Nacion. É a  melhor cotação da cidade. Hoje a dica é levar e gastar em dólares, onde a cotação em restaurantes e lojas é muito boa.

Dicas do que conhecer;

1) Centro - Praça de Mayo, Casa Rosada, Cabildo, Catedral metropolitana.
Ao redor da praça tem prédios lindos com arquiteturas muito bacanas. Aliás esse é um ponto forte na cidade. O cuidado com a arquitetura dos prédios em geral é grande e tem um mais bonito e charmoso que o outro. 
Do outro lado da casa rosada esta a Avenida de Mayo, subindo por ela, chegará ao famoso Café Tortoni, a confeitaria Colombo deles. Se você quer ver um tango, aqui é uma boa opção. Os show tem duração de 1 hora e o café mantém sua arquitetura original.  Ali pertinho esta a famosa Calle Florida, onde um dia foi a rua mais chique da cidade. Hoje, na minha opinião, parece a 25 de Março. Um caos! O que é bonito de se ver é a Galeria Pacifico, um edifício lindo, de 1889. O interior conta com uma abóbada pintada por alguns dos grandes nomes da pintura argentina, onde hoje tem diversas lojas no interior. A Livraria Ateneo também vale a visita.
Se quiser andar do Café Tortoni até a Rua 9 de Julho, você verá o Obelisco e logo depois o Teatro Colon. Um lindo teatro de 1889, todo reformado que funciona até hoje. (para fazer a visista guiada custa 110 pesos).
Sugiro para almoçar um lugar nada bonito, porém com uma carne excelente e barata; El palacio de las papas fritas (http://www.cositasmil.blogspot.com.br/2012/09/el-palacio-de-la-papa-frita.html)

2) Recoleta - vá direto para a praça da Recoleta. Ali pode-se começar pela Igreja Nossa Senhora do Pilar. Ao lado tem o cemitério onde estão enterrados os aristrocratas da cidade e grandes nomes como Evita Peron. Colado ao cemitério tem o Centro Cultural Recoleta e o shopping de decoração, com lojas bacaninhas.
Sugiro atravessar a praça, comprar um famoso sorvete Freddo e se dirigir para a Av. Alvear, onde estão as grandes grifes. Seguindo por ela terá o Hotel Hyat, em um lindo prédio, onde era o Palacio Duhau.
Aqui perto também estão as embaixadas do Brasil e da França, na Praça Carlos Pellegrino.
Por aqui recomendo uma parada para provar as famosas empanadas argentinas e tomar una copa de vino! No El San Juanino. Se quiser um lugar mais arrumadinho, sugiro o Sotto Voce para um almoço.
Cruzando a Calle Libertad está o Patio Bullrich, o shopping mais chique da cidade.

3) Hoje eu sugeriria começar pelo museu Malba. De lá iria para  o Jardim Japonês e depois ao Parque 3 de Febrero, os conhecidos bosques de Palermo. Se quiser ir ao Zoo de Buenos, fica ao lado do Jardim Japonês. De lá seguiria para Palermo Soho para almoçar, andar pelas lojas, pelas feiras, tomar sorvete no Freddo ou no Persicco e ficar por ali. Uma dica de almoço é o Don Julio, para comer uma boa carne ou o La Dorita.

4) Nos guias tradicionais irão recomendar ir à feira de San Telmo, eu já não recomendo. Achei absurdamente cheio de gente. Não dá para andar e a feira se resumi a venda de quinquilharias. Não vi mais aquelas antiguidades interessantes... Outro passeio que indicam é ir ao Caminito, no bairro da Boca. É um bairro cheio de casinhas coloridas onde os artesãos ficam nas ruas vendendo suas obras. O Caminito termina na Calle Garibaldi. Quem é fanático por futebol, pode aproveitar para passar no estádio do Boca Juniors, o Bombonera, antes de deixar o bairro.
Daqui sugiro ir a Puerto Madero e andar por ali. Gostei do Museu da Amalia Fortabat. Vale a visita nem tanto pelas obras expostas, mas sim pelo lugar. Achei bem bacana.

Restaurantes que fui e recomendo: (notas aqui no blog, clique em Buenos Aires)
Tegui

Sucre
El San Juanino
Palacio de las Papas Fritas

Restaurante que não fui e queria muito ter ido:
Osaka
Casa Cruz
Don Julio (para almoço)
Sipan
La Crabera
La Brigada


Um comentário: