quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dicas de gravidez, dividindo experiências



Estou chegando ao fim da minha gravidez.
Nesse momento estou com 36 semanas.
Essa conta por semanas é meio chatinha, mas é como os médicos fazem nos dias de hoje.
Uma gravidez completa tem 40 semanas. Que divididos em 9 meses, dá uma média de um mês com 5 semanas e outro com 4 semanas, intercalando.

Posso dizer que minha gravidez foi bem tranquila!
Descobri que estava grávida já com 8 semanas.
As semanas mais difíceis foram entre o segundo e o terceiro mês. Mais ou menos entre a semana 9 e 12. Nesse período tive muito enjôo. Um enjôo diferente, no meu caso, durava quase o dia todo. Tive também infecção urinária, o que é muito comum em grávidas. 

Minha dica para os enjoos é comer um pouquinho o tempo todo nessa fase inicial. Não deixar o estomago focar trabalhando sozinho. Eu me sentia bem melhor quando comia. E claro, apelei para a coca-cola normal, que também ajuda. O contra-ponto é que no início da gravidez é comum termos muitos gases e com a ingestão de refrigerante, isso piora um pouco.

Sou muito alérgica e piorei consideravelmente na gravidez. Até o quinto mês tive muita alergia. E não podia tomar remédio nenhum. É normal as grávidas ficarem mais entupidas e isso junto a alergia foi bem caótico.

Nessa fase inicial, as cólicas leves  também são comuns.  O útero começa a crescer aos poucos e isso gera uma leve cólica. Sentia muito uns repuxados de um lado ou de outro da virilha. O que também é comum, pois os ligamentos estão em movimento para que os órgão possam se adaptar ao novo espaço.
Nosso corpo passa por muitas mudanças internas e algumas conseguimos sentir. 

A partir do terceiro mês me senti ótima e não tive mais nada ao longo da gestação. Levei uma vida normal, pratiquei exercícios,  continuei saindo e fazendo absolutamente tudo o que fazia antes.
Essa é uma dica que considero a mais importante! Tente levar sua vida normalmente.

Ouvi muitas historias de como a gestação pode influenciar na vida de um casal. São muitas mudanças e isso pode ser complicado. Tive tanto receio disso que minha maior preocupação foi fazer com que meu casamento passasse por essa fase intacto! E acho que consegui!  Principalmente fazendo com que meu marido participasse de tudo e fazendo com que ele continuasse sendo o centro das minhas atenções!
Não tive grandes alterações de humor, o que ajuda muito no processo.

Uma outra dica que considero fundamental! Tive um acompanhamento nutricional desde a descoberta da gravidez.  Minha médica é especializada em grávidas e bebês. Com ela tive uma alimentação super saudável, não passei fome alguma, pelo contrário! E o mais importante, a cada mês ela me dizia o que era importante consumir para o desenvolvimento do bebê. Então num certo momento é o ômega 3, no outro o ferro, no outro XYZ, mas coisas que eu jamais saberia de não fosse por ela. Além do acompanhamento dos exames de sangue e etc. Com um cardápio bem variado e bem rico em fibras, proteínas, legumes, verduras, frutas... fiquei dentro do ganho de peso esperado! Até o momento, 8 kilos.

A prática de exercício físico também acho fundamental. Tive uma disposição ótima durante toda a gravidez e tenho certeza que os exercícios me ajudaram muito. Fiz um combo entre hidroginástica, pilates, musculação e caminhadas. Uma média de 3 vezes por semana. Para isso, recomendo uma academia com cuidados específicos para grávidas. Escolhi fazer na Stela Torreao, no programa Espaço Gestante. Tive uma atenção maravilhosa de cada professor em cada aula que fazia. Super recomendo! Os exercícios são importantes também para quem pretende fazer um parto normal. Pois ajuda a fortalecer os músculos da região da bacia, quadril e pernas, te dando mais força na hora H.

Não tive desejos na gravidez. Mas passei a ter uma necessidade absurda de comer doces. O que para mim foi novidade, pois não como no meu dia a dia, nunca gostei de doces. Essa foi a parte mais difícil, digamos, de manter o ganho de peso comendo tanto doce. Por mais que eu tentasse controlar, a vontade não passa! E ai, eu comia mesmo!

Algumas curiosidades:
 Tive muita dificuldade para dormir quando a barriga começou a crescer. Só sei dormir de barriga para baixo. E não tinha coragem. Ficava com medo de “esmagar” o bebê. Então só podia dormir de lado ou barriga para cima. A partir do sétimo mês, quando a barriga já estava maior, somente conseguia dormir de lado. Mas incomoda. Sentia muita dor nas costas. Então tem a dica de colocar um travesseiro entre as pernas, o que ajuda um pouco a manter a coluna reta. Além de acordar umas 3 vezes por noite para fazer xixi. Não sei se é verdade, mas de acordo com alguns livros que li, dizem que já é o corpo te preparando para acordar algumas vezes a noite para amamentar.

 Minha barriga só cresceu de verdade a partir do sexto mês! Então não se assuste caso a sua também demore para aparecer! Dizem ser assim mesmo na primeira gravidez. Depois desse período, que é relamente quando o bebê começa a ganhar peso, a barriga dispara. é assustador como cresce rápido no final.

 A sensação de sentir o bebê mexer é muito bacana. Senti mesmo quando estava com 20 semanas. A partir dai ela não parou mais. O que ninguém me falou é que quando o bebê está bem grandinho, lá pelo sétimo mês e meio, os movimentos podem ser bem fortes e sua barriga parece fazer ondas com os movimentos dele (postarei um vídeo da barriga mexendo). No início assusta um pouco e no final as vezes chega a incomodar. Pois é pé na costela, cabeça na virilha. Chega a dar falta de ar!

 Muitas mulheres reclamam de ficar muito inchadas na gravidez. Só comecei a sentir um inchaço mesmo no oitavo mês. Principalmente nas mãos. Comecei a fazer drenagem linfática no sexto mês, uma vez por semana. Achei ótimo! 

 Tive muita coceira a partir do sétimo mês nas pontas dos dedos da mão, o que segundo os médicos é bem comum. Tive muita coceira na barriga também. O que é normal, pois a pele está esticando.

 A partir do oitavo mês comecei a sentir muito calor. Mas muito mesmo! Espero que a menopausa não seja assim!

O que usei de cosméticos específicos no cuidado do corpo e rosto durante a gravidez:
. no corpo e principalmente barriga e pernas, usei o hidratante Cetaphil – restoraderm.
. no rosto usei Dermage, Secatriz sabonete líquido. No inicio da gravidez comecei a ter muita acne e espinhas. Com esse sabonete não tive mais nada.
. nos seios usei Mustela , linha 9 mois, specific support Bust. 

Minhas unhas ficaram ótimas no início da gravidez e do meio para o final ficaram bem fracas. Meu cabelo continuou caindo, mas bem menos do que o normal. Fiz luzes no cabelo com 6 meses. Os pelos do corpo crescem  muito mais rápido! Então a depilação passa a ser mais constante.

 Levei um tombo com 8 meses, em casa. Cai de quatro no meio da sala. Não sei se fiquei tonta, se escorreguei, não sei o que aconteceu. Meu médico explicou que as grávidas nesse final perdem um pouco o centro de gravidade  e isso pode realmente acontecer. Além de nossos reflexos ficarem mais lentos, então não conseguimos evitar as vezes essas caídas.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi como fiquei esquecida. Isso desde o segundo mês.
Tenho excelente memória no dia a dia, porém na gravidez, virei uma ameba!!! Isso é bem angustiante. Tive que passar a escrever tudo. Desde coisas importantes do trabalho, a aniversário de amigos, listas de compras, tudo... Porque senão esquecia mesmo.

Fiquei um pouco mais desastrada do que já era também. Esbarrando em tudo. Principalmente quando a barriga cresce e você não tem noção do tamanho que está. Chega a ser engraçado.

Uma outra dica é deixar tudo pronto do quarto do bebê e na sua casa ate você completar 8 meses. Não só pelo fato de o bebê poder nascer antes, mas também porque quando completa os 8 meses, nosso corpo realmente sente. E ficamos mais cansadas, menos dispostas e com bastante preguiça. É normal. Então se puder se programar, não deixe tudo para última hora. A lista de tarefas é grande!!

Meu chá de fraldas fiz com 7 meses. Foi ótimo. Fiz um evento diferente, com homens e mulheres juntos. Sem cara de chá. Aproveitei muito. Com 7 meses ainda estava muito bem disposta. Ficamos na dúvida se valeria a pena fazer o chá de fraldas. Se financeiramente valeria. No nosso caso, super valeu. Ganhamos fraldas para mais de um ano de uso. Fora o prazer de estar com todas as pessoas queridas comemorando algo tão bom! É importante depois que definir a lista, separar os convidados por grupos de tamanhos de fraldas, para que não ganhe muito de um mesmo tamanho e nada de outro.

Hoje em dia existem diversos apps para acompanhar o processo da gravidez. Eu indico 2 que foram os que usei nesses meses: Baby Center e Pais e Filhos. Ambos vão te atualizando semana a semana o que esta acontecendo com o bebê, com você, o que esperar, além de dar algumas dicas.

Não recomendo a leitura do livro "O que esperar quando se está esperando". Achei o livro muito trágico. Trazendo a tona diversos problemas que podemos não ter durante a gestação mas que só de saber da possibilidade, já nos deixa mais agoniada. Larguei no meio e não recomendo.

Beba muita água!! Além de fazer super bem para saúde ajuda muito na hidratação da pele que estica bastante principalmente na barriga e seios.

Agora estou na contagem regressiva! Na ansiedade pela chegada da Maria Isabel. Vou tentar parto normal. vamos ver se conseguiremos.

Em breve postarei mais dicas dessa reta final!

`

Nenhum comentário:

Postar um comentário