segunda-feira, 14 de abril de 2014

Irajá Gastro





De volta aos restaurantes depois de algum tempo afastada das novidades gastronomicas da cidade, fui conhecer o tão falado Irajá Gastro, em Botafogo.

Uma grata surpresa, do início ao fim.
Fiz reserva para 4 pessoas. Consegui fazer de um dia para o outro, o único porém é que só reservam até as 8 da noite, o que complica um pouco com a saída de horário de trabalho e o trânsito nos dias atuais. O atraso permitido é de apenas 15 minutos.

O restô fica numa charmosa casa na Conde de Irajá. Na parte da frente, mesinhas pequenas e lounges onde são servidos drinks e petiscos para quem espera pelas mesas. Para chegar ao restaurante mesmo, atravessamos um longo corredor,de onde podemos apreciar a cozinha e seu intenso movimento de panelas. A decoração é moderna e clean ao mesmo tempo. Com agadaveis poltronas para degustarmos nosso jantar.

O cardápio é montado de acordo com os ingrredientes mais frescos da época. Sempre é bom ver a sugestão do chef para aquela semana.

Começamos com o Chips de mandioca, feito na manteiga de garrafa, com grana padano ralado. Uma delícia para degustar com um bom vinho. A porção é grande e serve bem 4 pessoas.

Nos pratos principais fomos de: (eu) steak tartar, servido com ovas negras e ovo por cima, acompanhado de tempura de shitake. Na verdade esse prato é uma entrada, mas arrisquei de principal. Maravilhoso. Muito saboroso, mas para quem estiver com fome, peça de entrada mesmo. Os demais pratos foram, arroz de bacalhau, muito gostoso também e o prato da noite, o Irajá Burguer, feito com 100% de black angus, minas padrão, cebola confit, compota de bacon e batatas fritas. Posso dizer que a compota de bacon é algo indescritível de tão bom. Para quem é fã de hamburguer, é preciso comer esse.

De sobremesa encaramos ainda o bolo quente de brigadeiro, servido com "leite" de baunilha. Sensacional. De deixar com água na boca e querer voltar logo.

Palmas também para o atendimento da casa. Algo raro no Rio de Janeiro. Uma atenção como não via faz tempo.

Vale comentar que os preços são bem salgados. Mas vale a experiência.
O Irajá entrou na minha lista TOP 5 do Rio de Janeiro. Espero voltar em breve!