Ontem fui convidada pelo Espaço Carioca de Gastronomia a participar de uma degustação de vinhos harmonizada com pratos oferecidos pelo Espaço.
Levei meu marido para conhecer o lugar que falo tanto e tenho freqüentado ultimamente.
A degustação foi ministrada pelo simpatissíssimo Rogério Dardeau e foi oferecida pela Vinícula Brasileira Cavalleri, de Bento Gonçalves.
Nós brasileiros temos muita resistência aos vinhos e espumantes brasileiros, por isso e por outras curiosidades faladas durante a noite foi uma grata surpresa a apresentação dos vinhos, assim como os preços apresentados no fim da noite.
Começamos a noite com um espumante Brut, de corte das uvas chardonnay / riesling e pinot noir.
Vou dividir aqui algumas dicas preciosas que aprendi ontem. Um espumante deve ser servido a temperatura entre 6* a 8*.
Aprendi que se as bolinhas que ficam na perlage (movimentação das boinhas na taça) tem que ser bem pequenas. Se forem grandes, indica ou que a bebida não é boa ou que a temperatura servida esta errada.
Continuamos com um vinho branco 100% Chardonnay. Achei uma delícia. Sou fã de vinhos brancos. Achei esse suave e refrescante, com acidez bem equilibrada.
A temperatura ideal para servir um branco é entre 10* a 12*C.
Degustamos junto com um Creme de Aspargos com gengibre e Salmon marinado. Maravilhoso.
Em seguida provamos um Reserva Merlot Segredo 2006. Aprendi que a merlot é a casta que melhor se adapta ao nosso clima brasileiro.
Confesso que esse não compraria. Gosto de vinhos mais encorpados, achei muito suave.
A temperatura ideal para servir um tinto é entre 18* a 20*C.
Finalizamos a noite com um Reserva Cabernet Sauvignon 2009, adorei. Achei encorpado na medida e combinou perfeitamente com a Fraldinha recheada de queijo Brie, acompanhada de uma massa com molho excepcional.
A surpresa dos preços; variam de R$ 28 a R$ 35. O contato para comprar esses vinhos segue aqui, porque dica boa merece ser divulgada; Marcos Mano 8899-6723 / Restaurante Umas e Ostras - 2567-6673
Para fechar a noite com chave de ouro, meu marido foi sorteado com um espumante e eu com o livro do Rogerio, “Vinho, uma festa dos Sentidos”.
Obrigada ao Espaço mais uma vez, uma noite nota mil.
Simone, deixo aqui minha sugestão para ensinar os pratos servidos ao longo da noite em uma aula viu! Bom demais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário